Por que FAVELA INTERNACIONAL?

Favela porque é onde moro. É o local que “sobrou” para aqueles que acessam menos oportunidades, serviços, renda, etc. Lugar de gente trabalhadora e que quebra os estereótipos que a ela são impostos.

A ideia de favela incomoda. Diga a palavra em voz alta e veja alguns constrangimentos alheios. O motivo? Porque muitos querem esquecer essa realidade próxima de todos, e outros sabem que, de certa forma, é injusto o tipo de situação colocada aos residentes desse espaço.

E eu quero incomodar mesmo. Quero que quando alguém goste de um texto desse blog, lembre que veio direto da favela. Quero que, se eu causar admiração em alguns, lembrem que admiram um favelado. E não tem nada de errado nisso, porém, as pessoas agem como tivesse.

Já o internacional vem do tipo de projeção acadêmica/profissional/social que nunca sonhei para minha vida, mas que Deus permitiu que eu alcançasse. Curso Relações Internacionais (2015.2 – 2019.1), falo ingrêis, trabalhei com coisas relacionadas ao exterior e até diretamente com gringos, e por aí vai. E o legal de tudo isso é que esse internacional me encontrou primeiro, sendo o tipo de esfera para qual hoje estudo, vivencio, e me planejo para o futuro.

Dessa forma, Favela Internacional nada mais é do que a visão de mundo representada por alguém que mora na periferia dele. E que o global atinge o local, inclusive, na favela.


E a arte do blog?

FAVELAINTERNACIONAL

Muito óbvia quando se lê a descrição anterior sobre o nome, mas apenas a complementar, justificarei os tijolos: 1 – Quando você anda em uma favela, a paisagem mais frequente é das casas sem reboco, isto é, apenas no tijolo e cimento; 2 – um muro só é muro porque não é um tijolo só, porém, vários juntos, unidos no propósito de erguer algo. Tirem suas próprias conclusões.